Sousa - PB

Rua Vereador José Honório, S/N Jardim Sorrilandia

Atendimento 24H

(83) 3522- 1777 (83) 99312- 2402

(83) 99145-2035

07 h às 18:00h

PCR

A proteína C reativa, também conhecida como PCR, é uma proteína produzida pelo fígado que está presente no sangue quando existe alguma inflamação ou infecção no organismo, sendo, por isso, um exame muito pedido quando existe suspeita de apendicite, infarto ou outra situação, especialmente em casos de febre sem causa aparente por mais de 3 dias.

Este exame não aponta exatamente qual a inflamação ou infecção que a pessoa possui, mas um aumento nos seus valores indica que o corpo está combatendo algum agente agressor, o que também se reflete no aumento dos leucócitos, que são as células de defesa, no hemograma.
Valor normal de PCR

O valor de referência da proteína C é de até 3 mg/L mas pessoas obesas, idosas ou que praticam muito exercício físico podem apresentar uma elevação normal do valor da proteína C reativa, sem que exista nenhum problema de saúde.
O que significa Proteína C Reativa Alta
O que pode ser PCR alta

A proteína C reativa alta surge na maior parte dos processos inflamatórios do corpo humano, podendo estar relacionada com diversas situações como presença de vírus, fungos, bactérias, problemas no fígado, doenças cardiovasculares, HPV,  reumatismo e até câncer, por exemplo.

Em alguns casos, os valores da PCR pode indicar a gravidade da inflamação ou infecção: 3 a 10 mg/L: geralmente indicam infecções ligeiras como gengivite, gripe ou resfriado;
    10 a 40 mg/L: pode ser sinal de infecções mais graves como catapora ou infecção respiratória;
    Mais de 40 mg/L: geralmente indica infecção bacteriana;
    Mais de 200 mg/L: pode indicar septicemia, uma situação grave que coloca em risco a vida da pessoa.