O fator reumatoide é um exame de diagnóstico que avalia a quantidade de proteínas, presentes em uma amostra de sangue, que podem atacar tecidos saudáveis como a cartilagem das articulações, por exemplo.
Assim, níveis elevados de fator reumatoide normalmente indicam a presença de uma doença autoimune, como artrite reumatoide, lúpus ou síndrome de Sjogren, embora algumas pessoas saudáveis também possam ter um aumento neste tipo de proteínas.
O que é o fator reumatoide e como interpretar o resultado
Como é feito o exame
O exame do fator reumatoide é feito através da análise de uma pequena quantidade de sangue, após um período de jejum de pelo menos 4 horas, sendo que os resultados, geralmente, estão prontos em até 24 horas.
O que pode ser o fator reumatoide alterado
O exame de fator reumatoide é positivo quando seus valores estão acima de 1:80, que sugere artrite reumatoide, ou entre 1:20 e 1:80, que pode significar a presença de outras doenças, como:
Lúpus eritematoso;
Síndrome de Sjogren;
Vasculite;
Escleroderma;
Tuberculose;
Mononucleose;
Sífilis;
Malária;
Problemas no fígado;
Infecção no coração;
Leucemia.
No entanto, como o fator reumatoide também pode estar alterado em pessoas saudáveis, o médico pode pedir outros exames para confirmar a presença de alguma das doenças que aumentam o fator. Devido o resultado deste exame ser bastante complexo de interpretar, seu resultado deve ser sempre avaliado por um reumatologista