O IgG anti-HAV e IgM anti-HAV são exames de detecção de anticorpos e servem de forma indireta para verificação da presença (ou contato anterior) com o vírus da Hepatite A.
Na doença aguda e nos meses seguintes a infecção o IgM anti-HAV é reagente, ou seja se reagente ou positivo para IgM anti-HAV significa infecção atual ou recente e se não-reagente ou negativo significa ausência de infecção atual ou recente.
Na vigência da infecção atual (final da doença aguda) começa a aparecer o IgG anti-HAV e depois que aparece pela primeira vez sempre estará positivo no sangue, ou seja se exame reagente ou positivo para IgG anti-HAV significa que a pessoa está em fase de infecção ou já teve contato com o vírus (infecção – doença antiga ou imunização prévia) e se não reagente ou negativo significa infecção inicial ou sem nenhuma forma de contato com o vírus.
Tabela para Anti-HAV:
IgM – (negativo/não reagente) e IgG – (negativo/não reagente) = sem contato com o vírus;
IgM + (positivo/reagente) e IgG – (negativo/não reagente) = hepatite A inicial;IgM + (positivo/reagente) e IgG + (positivo/reagente) = hepatite A final em remissão ou recente;
IgM – (negativo/não reagente) e IgG + (positivo/reagente) = já teve hepatite A ou já teve contato com o vírus (vacina, por exemplo);