Rua Vereador José Honório - Sousa - PB Atendimento 24H (83)3522.1777 / 99312-2402

Obstetrícia

A obstetrícia tem seu campo de atuação voltado a mulheres grávidas ou que desejam engravidar, realizando análises de seu aparelho reprodutivo para identificar eventuais impedimentos à gravidez.

É o conjunto de técnicas e conhecimentos empregados no cuidado de gestantes, parturientes, recém-nascidos e seus familiares. O objetivo é garantir a normalidade no nascimento das crianças e a qualidade de vida da mulher. Obstetrizes atendem às gestantes e, depois, às mães e aos recém-nascidos, durante o período neonatal – os primeiros 28 dias de vida. Atuam em postos e unidades básicas de saúde, hospitais, maternidades, casas de parto e clínicas, tanto do setor privado como do público. Estes profissionais estão habilitados a realizar parto normal com uma equipe médica ou mesmo sozinhos.

Área de Atuação

Acompanhamento no pós-parto: Verificar a recuperação da parturiente durante o primeiro mês após o parto. Orientar sobre amamentação, métodos contraceptivos, adaptação da criança e planejamento familiar.

Apoio familiar: Orientar maridos sobre a importância da divisão de responsabilidades, as dificuldades que a gestante possa passar e como lidar com o bebê nos primeiros dias de vida.

Atendimento a recém-nascidos: Acompanhar o bebê durante o período neonatal, para verificar alimentação, estatura, peso e eventuais problemas de saúde.

Partos: Realizar partos normais em domicílio, clínicas e hospitais, sozinho ou com a equipe médica.

Pré-natal: Acompanhar e orientar física e emocionalmente a gestante durante toda a gravidez, realizar procedimentos de consultório, como pesagem e medição da pressão arterial, e solicitar exames para verificar as condições da mãe e do bebê.

Saúde da mulher: Preparar a paciente para exames ginecológicos em laboratórios de análises clínicas.