Rua Vereador José Honório - Sousa - PB Atendimento 24H (83)3522.1777 / 99312-2402

Sangue oculto

O exame de sangue oculto nas fezes, também conhecido como pesquisa de sangue oculto, é um teste que avalia a presença de pequenas quantidades de sangue nas fezes que podem não ser visíveis a olho nu e, por isso, serve para detectar a existência de pequenos sangramentos no trato digestivo que possam indicar úlceras, colite ou, até, câncer de cólon.

Geralmente, a coleta das fezes para este tipo de exame é pedida pelo médico após os 40 anos de idade ou quando existe histórico de câncer do cólon na família. Além disso, o exame também pode ser feito para ajudar no diagnóstico de problemas inflamatórios do intestino, como Doença de Crohn ou colite, por exemplo. Veja como saber se tem sangue nas fezes.
Sangue oculto nas fezes
Principais causas de sangue oculto nas fezes

Caso o resultado do exame seja positivo, existem várias causas para a presença de sangue nas fezes, que incluem:

    Pólipos benignos no intestino;
    Hemorróidas;
    Úlceras no estômago ou duodeno;
    Colite ulcerativa;
    Doença de Crohn;
    Doença diverticular;
    Câncer colorretal.

Assim, para identificar a causa correta da presença de sangue nas fezes, é comum que, depois do exame de sangue oculto, o médico peça uma colonoscopia ou uma endoscopia, especialmente quando o sangramento não é causado por hemorroidas. Estes dois exames consistem na introdução de um tubo fino com uma pequena câmera na ponta, que permite observar o interior do intestino e do estômago para identificar possíveis lesões, facilitando o diagnóstico. Entenda melhor como é feita a endoscopia e a colonoscopia.

Veja ainda mais sobre as principais causas de sangue nas fezes.
Como deve ser o preparo para o exame

A coleta de fezes para o exame de sangue oculto normalmente é feita durante 3 dias, sendo que nesse período é recomendado ter alguns cuidados com a dieta, evitando comer alimentos como rabanete, couve-flor, brócolis, beterraba, feijão, ervilha, lentilha, grão-de-bico, milho, azeitona, amendoim, espinafre ou maçã.

Além disso, deve-se evitar tomar remédios que irritem o estômago, como anti-inflamatórios ou aspirina, por exemplo, pois podem causar sangramento e resultar num falso positivo.
Como interpretar o resultado do exame

Os resultados possíveis para o exame de sangue oculto nas fezes são:

    Sangue oculto nas fezes negativo: não é possível identificar sangue oculto nas fezes, sendo que o risco de ter algum problema gastrointestinal é baixo;
    Sangue oculto nas fezes positivo: indica a presença de sangue oculto nas fezes e, por isso, é indicado fazer uma colonoscopia para identificar a causa do sangramento e iniciar o tratamento adequado.

Em alguns casos de resultado negativo o médico pode pedir na mesma uma colonoscopia caso o paciente esteja em alto risco de desenvolver câncer do cólon para garantir que não existem alterações, pois, embora seja raro, pode existir câncer sem que exista sangramento