Rua Vereador José Honório - Sousa - PB Atendimento 24H (83)3522.1777 / 99312-2402

Lactato

A produção do lactato no organismo durante a prática de atividades físicas está diretamente ligada ao desempenho dos esportistas. Por meio de testes para medição da dosagem dessa substância no sangue é possível verificar a capacidade de realização de certos exercícios e o grau da intensidade suportada pelo indivíduo. Neste post você vai entender como é feito o exame, com que finalidade e qual a importância do procedimento para os atletas, principalmente aqueles de alto rendimento.

O que é?

O lactato é uma substância produzida naturalmente pelo corpo humano, que pode ser encontrada nos músculos, no sangue e em diversos órgãos. Ele é produzido durante a prática de exercícios físicos, após a queima da glicose. A substância tem a função de fornecer energia ao organismo, quando este não conta com oxigênio suficiente, por meio do sistema chamado metabolismo anaeróbico láctico.

Qual a influência no esporte?

O lactato está diretamente ligado às atividades físicas, principalmente as que requerem maior esforço. Quanto mais intenso for o exercício, maior quantidade de lactato será produzida pelo organismo. O problema é que o acúmulo excessivo dessa substância nos músculos provoca desconforto e dores locais, uma vez que acontece uma hiperacidez na musculatura.

Por este motivo, o monitoramento do lactato é tão importante! Por meio de testes sanguíneos rápidos, é possível avaliar a capacidade de exercícios, monitorar a intensidade das atividades e detectar indicadores de limitação funcional individualizados, uma vez que cada pessoa possui um metabolismo diferente.

Como isso ocorre?

A produção de energia se dá pela quebra da molécula ATP (adenosina trifosfato), responsável pela contração muscular. Ao realizar exercícios, o corpo precisa tirar forças de algum lugar para trabalhar e o principal combustível é o oxigênio. Quando há falta dele, o organismo humano procura outras formas de se abastecer.

Uma dessas maneiras é o acionamento do metabolismo anaeróbico láctico, que transforma açúcar (glicose) em energia (ATP). Entretanto, além de energia, essa transformação gera lactato, que vai para a corrente sanguínea e acaba eliminado pelo fígado.

Quando está em repouso ou pratica exercícios leves, o corpo mantém os níveis de lactato normais no sangue, pois há um equilíbrio entre produção e eliminação. O quadro muda quando as atividades são intensificadas porque o fígado não consegue metabolizar essa substância com a mesma rapidez em que ela é produzida.

Isso ocorre, geralmente, durante a realização de atividades de curta duração – de 30 a 90 segundos -, porém intensas, como, por exemplo, corridas de 400 metros, provas de natação de 200 metros, e partidas de tênis, futebol e basquete, em que o atleta realizasprints de tiro curto – rápidos e potentes.

Nesses casos é comum haver acúmulo de lactato no sangue. O monitoramento dessas taxas, portanto, é fundamental para que seja determinado o tipo e a intensidade dos treinamentos dos atletas, uma vez que o teste revela os indicadores de limitação funcional de cada organismo.

Como são feitos os testes

O exame para verificação do índice de lactato no sangue é simples, rápido e pode ser feito em qualquer lugar – no campo, na piscina, na pista de atletismo, no parque ou na praia. Basta retirar uma gota de sangue da ponta do dedo – o mais utilizado – ou do glóbulo da orelha e inseri-lo em um medidor de lactato, facilmente encontrado em lojas do ramo.

As coletas são feitas de forma sequencial, após exercícios com cargas e intensidades crescentes. Quando se supera o nível de 4,0 mmol/L (milimol por litro de sangue), a marca anterior estabelece o limite anaeróbico do atleta. Esses dados são de extrema importância para mensurar a eficácia e eficiência atual do programa de treinos e a performance do esportista.

Os resultados dos testes permitem que os atletas estabeleçam novos exercícios para aumentar o tempo de chegada e de esforço para atingir o limiar funcional individual. Com essa evolução, competidores podem aumentar a intensidade das competições, sem precisar impor ao organismo uma carga muito alta de esforço, obtendo, assim, uma melhor performance..